Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

Vereador revela que prefeitura de Monte Belo esta no SIAFI

Publicado em 08/04/2011
Por

A reunião da Câmara de Monte Belo ocorrida no dia 05 de abril foi marcada por novas críticas ao Executivo Municipal. O vereador Gilmar Ferreira, inclusive, revelou que a prefeitura faz parte do SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.

 

PREFEITURA NO SIAFI - O vereador Gilmar José Ferreira (PSDB) lembrou que no mês de novembro disse que o prefeito deveria deixar o cargo, pois não estava conseguindo administrar. Porém, como isto não aconteceu, a situação piorou. Prova disso, que em novembro a prefeitura não estava no SIAFI. Porém, agora integra o sistema, representando o mesmo do nome de uma pessoa no SPC. Devido a dívidas existentes, a prefeitura não assina mais convênios. Também não prestou contas. Pediu que o prefeito apresente uma resposta sobre a situação num prazo de quinze dias para que providências sejam tomadas. Comentou que a administração concluiu o asfalto iniciado pelo ex-prefeito. Porém, hoje a prefeitura não tem como pagar pelo serviço. Afirmou que o ex-prefeito deixou o projeto e o convênio prontos, mas hoje a prefeitura não conseguiu acertar a situação. “A prefeitura de Monte Belo nunca esteve quebrada como esta agora. Situação ruim e feia. Não tem como fazer projetos ou firmar convênios”, falou.

Gilmar Ferreira também solicitou informações sobre os recursos recebidos e aplicados na quadra do bairro Bom Jesus. “Acho que não gasta nem dez mil reais para fazer uma ‘cagada’ daquela. Eles não tem vergonha na cara para fazer um terreiro de café dentro da cidade”, atacou.

O vereador ainda revelou que o convênio da nova rodoviária poderá não ser assinado se a situação não for acertada no prazo de quinze dias. Com isso, a verba destinada pelo deputado federal Odair Cunha (PT) poderá ser devolvida.

 

ELOGIOS À GUARDA MIRIM -O vereador Gilmar João de Oliveira Eloy (“Eloy” - PR) parabenizou a Juíza da Comarca de Monte Belo, Dra. Lúcia Landgraf, pela implantação da Guarda Mirim no município, citando a formatura na última semana de 19 jovens (meninos e meninas). Para ele, um projeto muito importante que conta com o apoio da sociedade local. Até porque vai contribuir para a formação familiar e profissional dos jovens. Agradeceu aos colaboradores que ajudaram na promoção do curso, bem como aos empresários que abraçaram a idéia.

- O vereadorJosé Aparecido Alves (“Coelho” - PR) também elogiou a formação dos jovens Guardas Mirins. Destacou que o projeto representa um incentivo aos jovens, escolhidos entre os mais carentes e com melhores notas nas escolas. Desejou que os demais jovens sigam o exemplo dos Guardas Mirins recém formados. Agradeceu a todos que contribuíram para a formação, elogiando a Juíza de Direito pelo exemplo maravilhoso.

 

VETERINÁRIO, CORREIOS E ESTRADAS - A vereadora Osmarina Maria Aparecida de Moraes Rocha (“Marina do Sindicato” - PSDB) lembrou que já havia reivindicado em reunião anterior que o veterinário concurso da prefeitura prestasse atendimento aos produtores rurais. O prefeito respondeu a indicação informando que o Sr. José Roberto Vitor é funcionário do quadro efetivo da prefeitura e atualmente desempenha o cargo em comissão de encarregado do setor de Vigilância e Epidemiologia. Desta forma, esta desenvolvendo importante trabalho no setor de epidemiologia. Justificou que, se o trabalho for interrompido, poderá acarretar várias conseqüências. Informou ainda que em contato com a Secretária Municipal de Saúde e Bem Estar Social ficou acertado que o servidor estará trabalhando por um dia no combate à brucelose no município. Mas se a demanda for maior que a esperada, será disponibilizado para dois ou mais dias necessários. Assim, os interessados deverão entrar em contato com o servidor na Secretaria de Saúde. A vereadora agradeceu a iniciativa do prefeito pelo atendimento de sua reivindicação. Aconselhou que os produtores procurem o servidor em busca do atendimento.

Marina ainda relatou que foi cobrada por moradores do Distrito de Juréia reclamando sobre a falta de entrega das correspondências. Havia uma pessoa que prestava o serviço, recebendo pela prefeitura. Mas, por atraso no pagamento, deixou de entregar as correspondências. A vereadora solicitou o envio de ofício ao Executivo pedindo a tomada da providências. Sugeriu que a prefeitura firme convênio junto aos Correios, procurando regularizar a situação. Não só na Juréia, mas também no Distrito de Santa Cruz da Aparecida.

Por fim, a vereadora pediu providência de limpeza das margens das estradas no bairro Posse dos Lopes e outras localidades da zona rural.

 

CASCALHO NAS ESTRADAS –O vereador Cláudio Donizete Pereira (“Claudinho” - PR) comentou que a situação das estradas rurais melhorou bastante. Porém, entende que ainda resta muito por fazer. Principalmente, com a colocação de cascalho em alguns pontos que ainda necessitam da melhoria. Citou localidades como Grama, Tormenta, Barreiro, Posse dos Lopes, Rodrigues, Posse da Serra, Serra Escura e outros. Desta forma, pediu providências para a colocação de cascalho nas estradas o mais rápido possível, principalmente nos pontos mais críticos.

 

TRANSPORTE NA ZONA RURAL - O presidente Nilson Donizette da Silva (“Nilsinho” - PMDB) apresentou indicação solicitando ao Executivo a implantação do transporte nos Distritos de Juréia e Santa Cruz da Aparecida. Destacou a necessidade dos moradores da zona rural. Segundo ele, o benefício consta da Lei Orgânica, manifestando que a lei deve ser cumprida. O vereador comentou que moradores de diversos bairros da zona rural trabalham em Monte Belo e não contam com o transporte. Sugeriu que os moradores sejam ouvidos sobre o tipo de transporte adequado para cada localidade. Em conversa com o prefeito, o mesmo considerou positivo o seu pedido, devendo atender em breve.

 

ELOGIOS À FOLHA –O presidente Nilson Donizette da Silva (“Nilsinho” - PMDB) parabenizou o diretor Vagner Alves pelos 21 anos deste semanário. Para ele, um jornal que atua de forma decisiva no município de Monte Belo, mostrando as notícias importantes para a comunidade e integrando toda a região.

 

EMATER PRESTOU CONTAS –O profissional Minoru Shinoda fez uso da tribuna da Câmara para prestar contas do trabalho realizado pela Emater/MG no município durante o último ano. Falou das atividades e apoio aos produtores rurais.