Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

Velório na Santa Cruz e escola rural mobilizaram debates na Câmara

Publicado em 24/08/2010
Por

Entre os principais assuntos debatidos durante a reunião da Câmara de Monte Belo ocorrida no dia 17/08 estão: velório, escola, ponte e estradas rurais.

 

PADRE, CASCALHO E DENTISTA - A vereadora Osmarina Maria Aparecida de Moraes Rocha (“Marina do Sindicato” - PSDB) manifestou sua felicidade pela ordenação como Padre de José Ronaldo, filho de um morador do bairro Posse da Serra. Parabenizou a família e o novo religioso.

Marina ainda revelou preocupação com a falta de colocação de cascalho nas estradas da zona rural. Apesar do serviço de máquina, com a ocorrência de chuvas, problemas poderão ocorrer, principalmente nos morros. Pediu ainda o serviço de manutenção na estrada que dá acesso ao bairro Cachoeira do Cambuí.

A vereadora também reclamou a falta de atendimento odontológico no período noturno, o que causa dificuldades para os trabalhadores da safra de café. Em contato com a secretaria de saúde, surgiu o compromisso de providenciar o atendimento também no período noturno. A vereadora pediu empenho do prefeito neste sentido.

 

PROBLEMAS COM PONTES -A vereadora Marina  relatou o perigo existente na Ponte da Mutuca, principalmente com ônibus escolar. Pediu providências urgentes no reparo da ponte.

- O vereador Gilmar José Ferreira (PSDB) revelou problemas em duas pontes no bairro Rancharia, sem condições para o trânsito de veículo.

- O vereador Claudinho confirmou o problema na Ponte da Mutuca. Porém, existe o compromisso de que o material foi comprado para a construção de uma nova ponte. Também concordou com a necessidade de colocação de cascalho nas estradas rurais.

 

ANIMAIS SOLTOS PELAS RUAS - O vereador Gilmar José Ferreira sugeriu a instalação de um canil no município para solucionar o problema de cães pelas ruas. Ou mesmo que os animais sejam castrados pelo veterinário da prefeitura. Sobre o problema de animais como vacas e cavalos soltos pelas ruas, tomou conhecimento através do prefeito que esta sendo alugada área. Com o recolhimento desses animais, os proprietários terão 24 horas para a retirada. Caso contrário, os animais serão leiloados.

 

RUA E MEIO FIO - A vereadora Maria Aparecida Correia de Freitas (“Cida” - PV) apresentou duas indicações ao Executivo. Primeiro, pedindo o rebaixamento do meio fio possibilitando acessibilidade aos cadeirantes e portadores de deficiência física. O outro pedido se refere a melhorias na Rua João Lopes, onde os moradores sofrem com o barro e buracos. Além disso, no local esta sendo construída a Pousada do Lago, gerando renda e empregos para o município. Revelou que um deputado garantiu a destinação de recursos para a execução do asfalto no local.

 

VELÓRIO NA SANTA CRUZ - O vereador Nilson Donizette da Silva (“Nilsinho” - PMDB) manifestou seu agradecimento à Dona Eliana de Souza, filha do saudoso Ismael de Souza, que hoje reside em Alfenas. Segundo ele, a cidadã prestou um enorme benefício para o distrito de Santa Cruz da Aparecida e Monte Belo. Sensibilizada com a necessidade da construção de um velório no distrito de Santa Cruz, não mediu esforços para que a obra fosse executada. A obra foi concluída e entregue no dia 13 de agosto, sendo a partir de agora as famílias do distrito terão um lugar com mais comodidade para velar seus entes queridos. “Fico feliz com este ato de grandeza desta pessoa. Mas confesso que fico até meio constrangido porque esta obra no valor de R$ 53 mil não teve nenhum centavo dos cofres do município. Acredito que teria ter tido no mínimo uma parceria do município”, disse o vereador. Nilsinho manifestou seu eterno agradecimento à Sra. Eliana de Souza que não esqueceu de sua origem, do povo e do distrito.

A vereadora Cida, colega Claudinho e José Aparecido também elogiaram a iniciativa da cidadã, manifestando seus agradecimentos.

 

BURACOS DA COPASA -O vereador Cláudio Donizete Pereira (“Claudinho” - PR) reclamou dos buracos feitas pela Copasa na ligação do abastecimento de água. Sugeriu que a prefeitura seja comunicada com antecedência para que o buraco não cause o transtorno diante da burocracia na providência de reparos. Citou buracos em diversos pontos da cidade.

 

ESCOLA DA POSSE DA SERRA - O cidadão Romeu Luiz de Podestá Júnior fez uso da tribuna da Câmara para prestar esclarecimentos sobre dúvidas em relação à escola Municipal Zuleide da Silva Vasconcelos de Podestá, no bairro Posse da Serra.

O cidadão informou que o deputado André Quintão (PT) fez a doação de R$ 50 mil para a construção de uma sala multifuncional, atendendo a necessidade de melhor ensino, servindo ainda para outras atividades educacionais. Existe a preocupação com a inclusão social. Ou seja, a possibilidade dos menos avantajados terem igualdade sócio-cultural.

O projeto já foi feito e encaminhado à SETOP - Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, no dia 18 de julho. O contrato foi assinado pelo prefeito de Monte Belo. A verba esta confirmada e aprovada, cabendo a liberação pelo governo estadual após as eleições. O valor será repassado à prefeitura e destinada à Escola Municipal. Em nenhuma hipótese poderá ser desviada para outras atividades.

O cidadão ainda relatou as “histórias de fechamento da escola”. Para ele, o problema é político e não estrutural ou pedagógico. A escola tem ótimos pedagogos e profissionais da área educacional que podem e devem dar a solução para o impasse. Hoje, a escola tem 48 alunos e sala multiseriada, além de amplo espaço, salas para turma única, professores capazes de solucionar a questão do aprendizado, computadores em rede colocando os alunos sintonizados com o que há de melhor em ensino no Brasil.

- A vereadora Cida, colegas Eloy, Claudinho e presidente José Aparecido parabenizaram o cidadão Romeu Podestá pelo seu empenho em prol da comunidade da Posse da Serra.

 

RECONHECIMENTO À FOLHA -O vereador Nilsinho também parabenizou este semanário pela homenagem recebida na Assembléia Legislativa de Minas, no dia 02 agosto. Parabenizou o diretor Vagner Alves pelo trabalho desenvolvido em toda a região.

- A vereadora Cida, colegas Eloy, Claudinho e presidente José Aparecido também parabenizaram o diretor Vagner pelos 20 anos de circulação deste semanário.