Notícias do legislativo de Monte Belo

Publicado em 18/06/2014

A reunião do Legislativo de Monte Belo ocorrida no dia 18 de junho foi marcada pela aprovação de importantes projetos. Destaque ainda para conquistas na área de saúde, com empenho dos vereadores junto aos seus deputados. Foi registrada a ausência do vereador Nilsinho (PMDB), justificada por motivo de doença.

PROJETOS APROVADOS - Os vereadores aprovaram os seguintes projetos:

- projeto de Lei que dispõe sobre a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, para o exercício de 2015. Aprovado em segundo turno com 7 votos favoráveis;

- projeto de Lei revogando a Lei nº. 2.676, de 19 de março de 2014. Aprovado em segundo turno com 7 votos favoráveis;

- projeto de Lei autorizando o Executivo a proceder a abertura de crédito especial no orçamento vigente no valor de R$ 3 mil para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes e diária pessoal civil no atendimento básico de saúde. Aprovado em turno único com 7 votos favoráveis;

- projeto de Lei autorizando o Executivo a proceder a abertura de crédito especial no orçamento vigente no valor de R$ 9.068,00 para manutenção do Programa Mais Médicos para o Brasil. Aprovado em turno único com 7 votos favoráveis;

- projeto de Resolução dispondo sobre a concessão de Título de Cidadania Montebelense à Sra. Cíntia Galhardi Barretto. Aprovado em turno único com 7 votos favoráveis.

PARCELAMENTO DE DÉBITOS - Também foi aprovado projeto de Lei dispondo sobre o parcelamento de débitos do município de Monte Belo com seu regime próprio de Previdência Social – RPPS – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Monte Belo. O valor total de R$ 148.975,74 será parcelado em 60 meses. O projeto foi aprovado em turno único com 5 votos favoráveis e 2 contrários dos vereadores Marquinho Tranches e Cida.

A vereadora Cida (PSD) justificou seu voto contrário defendendo uma melhor análise da matéria, pois o município esta assumindo uma dívida sem saber se realmente existe.

CONQUISTAS DE MELLES E ARANTES - O vereador Marquinho Tranches (DEM) informou que o município foi contemplado com recursos de R$ 60 mil, através do deputado federal Carlos Melles (DEM), para a aquisição de uma ambulância. Segundo ele, o valor já está empenhado na conta da prefeitura, restando apenas o processo licitatório. Também informou o valor empenhado de R$ 30 mil, através do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), para a compra de um veículo para a área de saúde. Em seguida, solicitou a leitura de comunicado enviado pelo deputado Melles informando que apresentou emenda individual ao orçamento da União e conseguiu o empenho de R$ 129.990,00, valor que será destinado à aquisição de equipamentos para a área de saúde de Monte Belo. Marquinho acrescentou informando que os equipamentos serão destinados para os distritos de Santa Cruz, Juréia e PSF do bairro Bom Jesus, sendo que o restante do recurso será utilizado na compra de equipamentos e móveis para a Secretaria de Saúde. No final, lembrando o recesso parlamentar no mês de julho, afirmou que continuará trabalhando em prol da comunidade. Até porque tem vários projetos em andamento, citando a conquista de um veículo Van para o transporte de pacientes.

VERBA DE CÁSSIO SOARES - O vereador Claudinho (PR) comentou a conquista de um veículo mini van de sete lugares através do deputado estadual Cássio Soares (PSD) no valor de R$ 66 mil. A primeira licitação não viabilizou a compra, sendo que novo processo vai acontecer. O veículo será utilizado pela área de saúde em benefício da população montebelense. Aproveitou para esclarecer que o deputado está aguardando projeto para viabilizar recursos para a cobertura da quadra da Escola Coronel. Segundo informações, o engenheiro da prefeitura solicitou o prazo de vinte dias para apresentar o projeto. Assim que o projeto for concluído, a verba será liberada pelo deputado. O vereador destacou a importância da obra para os alunos da escola.

PASTORAL DA SAÚDE - O presidente Luiz Carlos do Doti (DEM) confessou sua satisfação pelo fato dos colegas vereadores anunciarem novos recursos para o município. Para ele, é o resultado da parceria junto aos vereadores, deputados e sociedade. Também manifestou seu agradecimento ao deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) que prestigiou a Festa do Peão de Monte Belo. Na ocasião, o parlamentar fez a doação de 02 cadeiras de roda e 01 de banho para a Pastoral da Saúde. Aproveitou para parabenizar a Pastoral da Saúde, através da diretora Leda, pelo trabalho sério, digno e honesto em prol da saúde do município.

Luiz Carlos ainda revelou insatisfação da comunidade com a interdição da Rua da República, devido à dificuldade no trânsito em ruas próximas. Segundo ele, basta mudar a mão de direção, promovendo melhoria na sinalização. No final, parabenizou os organizadores da festa do folclore, que contou com mais de 25 grupos da região na Praça do Coreto.

FONTE: A Folha Regional - Ed. 1199