Monte Belo e os problemas de esgoto e estradas rurais

Publicado em 16/02/2016

A necessidade de melhorias nas estradas rurais foi o principal tema debatido pelos vereadores de Monte Belo na reunião ordinária no dia 16 de fevereiro. Destaque ainda para sério problema com esgoto correndo a céu aberto em diversos bairros.

ESGOTO - O vereador Luiz Carlos de Lima (DEM) relatou que o grande volume de águas pluviais está danificando as margens da rede de esgoto no bairro Santa Rita, fazendo com que o esgoto corra a céu aberto. Com isso, prejudicando os moradores com a ocorrência de mau cheiro e incidência de insetos. Assim, solicitou providências por parte da Secretaria Municipal de Obras no sentido de canalização do esgoto.

ESGOTO E ESTRADA - O vereador Antônio Marco Tranches (DEM) comentou que o problema na rede de esgoto ocorre também no bairro Bom Jesus. Acionado, o Secretário de Obras esteve local e abriu o esgoto, mas será preciso abrir até na ponte do Sr. Mário Bueno. Nos dias de chuva forte, ocorre o refluxo e o esgoto acaba voltando para dentro das casas. Desta forma, o vereador também pediu providências por parte da Secretaria de Obras. Marquinho Tranches ainda cobrou melhorias na estrada do bairro Posses da Serra e outros pontos críticos na zona rural do município.

ESGOTO, ESTRADA E ELEIÇÃO - O vereador Nilson Donizette da Silva confirmou o problema da rede de esgoto correndo a céu aberto nos bairros Santa Rita e Vila Rica, gerando mau cheiro e enormes transtornos aos moradores. Também cobrou melhorias em trecho da Rua Otávio Alves, onde existe problema de esgoto e entulho. Nilsinho ainda relatou problemas nas estradas rurais, tendo ouvido reclamações de diversos moradores da zona rural, principalmente no bairro Posses da Serra. Mas, como se trata de um ano eleitoral, acredita que haverá tempo suficiente para promover melhorias nas estradas rurais. O vereador comentou que o grupo de apoio ao prefeito já está se reunindo e apontando candidato. Aconselhou que sejam eleitas pessoas que querem trabalhar em prol do povo. Relatou outros problemas como falta de seringas na área de saúde, mato em terreno da Rua José Maurício Bonelli e estrada da linha no Distrito de Juréia. No final, voltou a cobrar reajuste salarial para os servidores municipais, citando resposta do Executivo de que estará realizando estudo de impacto financeiro. Para o vereador, esta providência já deveria ter sido tomada diante da situação difícil enfrentada pelos servidores do município.

TRANSPORTE DE PACIENTES - O vereador Cláudio Donizete Pereira (PR) apresentou indicação ao Executivo sugerindo que o município disponibilize o transporte de pacientes até a cidade de Alfenas em 02 períodos e, se for possível, a substituição do veículo de 15 passageiros por um ônibus. Para tanto, argumentou o grande número de pessoas de Monte Belo atendidas na cidade de Alfenas para realização de tratamento de saúde em geral.

Claudinho também confirmou que o problema é generalizado nas estradas rurais, cobrando uma ação efetiva no sentido de atender a necessidade da população. Citou pontos críticos nos bairros Tormenta, Minduri, Mutuquinha, Prata, Posses da Serra, Posses dos Lopes, Serra Escura e outros. Relatou ainda a necessidade de retirada de poste em frente a garagem da residência nº. 152, na Rua Osório Faria Pereira. Citou manilha entupida no aterro localizado no bairro Capoeirinha, prejudicando as condições da estrada. Quanto aos problemas de esgoto, contou que também foi procurado sobre a situação nos bairros Vila Rica, Bom Jesus e Cohab, sendo que material está sendo providenciado.

CAMPO DA JURÉIA - O vereador Natalino Batista Rosa (PT) também comentou a respeito do transporte de pacientes para Alfenas. Contou que foi procurado por uma moradora do bairro Córrego do Cedro que precisa de transporte da área de saúde para a cidade de Machado no dia 19 de fevereiro. Assim, o vereador pediu o envio de ofício à Secretaria de Saúde no sentido de providência seja tomada. Natalino ainda relatou a situação deplorável do campo de futebol do Distrito de Juréia. Segundo ele, o Secretário de Obras e prefeito Humberto estiveram no local e garantiram que providências serão tomadas. Mas o vereador pediu urgência no corte da grama/mato do campo, gerando risco de acidentes com crianças, inclusive com diversas espécies de cobras já capturadas no local. Por fim, reivindicou providências quanto a barranco que ameaça residência próxima.

CARNAVAL - O presidente Ricardo Prado (PR) destacou que a realização do carnaval agradou a comunidade, mas o evento foi pouco prestigiado. Em seguida, informou que no dia 25 de fevereiro será feita a licitação do transporte para cidade de Alfenas. Portanto, esta situação terá melhorias num prazo breve. Ricardo também confirmou problema com esgoto no bairro Santa Rita, prejudicando os moradores. Ele pediu providências urgentes, visto que o problema é antigo, sendo oriundo de outras administrações. O vereador também relatou problema com buraco em residência no bairro Serra Escura, sendo que perto da igreja as manilhas estão quebradas e as estradas estão intransitáveis.

Fonte: A Folha Regional