Inaugurada iluminação em campo de futebol no bairro Bom Jesus em Monte Belo

Publicado em 02/07/2018

A Cemig e o Governo de Minas Gerais fecharão 2018 com um investimento total de R$ 15 milhões no programa Campos de Luz, que está levando energia elétrica para 250 campos de futebol amador e 50 quadras poliesportivas em várias regiões do estado.

Desses, a Cemig já entregou 150 até a primeira quinzena de junho, além de 23 quadras. As últimas cidades contempladas na região foram Cabo Verde e Monte Belo. Até dezembro, serão mais 100 campos e 37 quadras iluminados dentro do projeto, que tem por objetivo proporcionar alternativas de lazer e esporte à população.

Um dos campos beneficiados foi o campo de futebol do bairro Bom Jesus, na cidade de Monte Belo, no dia 22 de junho. A inauguração teve a presença do prefeito Valdevino de Souza, vice-prefeita Marina, deputado estadual Ulysses Gomes (autor da indicação), Juarez Moreira (Secretário Executivo do Território Sudoeste), Ademar Nery Maciel (representante da Cemig), diversos vereadores, secretários de governo, lideranças, ex-prefeito Ronaldo Teixeira, além de inúmeros populares e crianças da comunidade.

“O esporte pode mudar a vida de uma comunidade e reduzir os índices de violência, porque tira o jovem de outras atividades. Escolhemos os campos de várzea justamente porque o futebol amador é a modalidade mais praticada nas comunidades”, disse o representante da Cemig.

De 2016 até o momento, a Cemig já instalou cerca de 960 postes, com 7.200 projetores de iluminação. Além disso, foram construídos mais de 6,5 quilômetros de rede e instaladas 600 novas estruturas para levar energia elétrica a muitos desses locais.  Para serem contemplados pelo programa, os campos devem estar na área de concessão da Cemig.

Além disso, é preciso atender a alguns requisitos técnicos. Cabem à prefeitura municipal a segurança e a manutenção do local, além do pagamento das faturas de energia elétrica. Campos e quadras não servem apenas ao futebol, mas são usados também para caminhadas e para a prática de outras atividades físicas. “Levar luz a essas áreas é dar uma alternativa social a centenas de jovens da nossa cidade, valorizando ainda mais o querido bairro Bom Jesus”, ressaltou o prefeito Valdevino.

Após a inauguração, partida de futebol envolvendo clubes da cidade movimentou a noite festiva no bairro. Nossa reportagem, apurou a alegria das crianças com a significativa conquista.

REIVINDICAÇÃO DOS MINEIROS

Os Fóruns Regionais promovidos pelo Governo de Minas Gerais identificaram a prática de esportes no período noturno como uma das demandas da população mineira, o que levou a empresa a agilizar o projeto. “A Cemig acredita que o esporte evita vários problemas de ordem social e contribui para a melhoria da segurança pública, com a prevenção ao uso das drogas e à violência”, declarou Juarez Moreira. Um jovem morador do bairro ficou entusiasmado com a conquista e disse: “Agora, podemos nos divertir, jogar futebol. Agora, não tem problema de jogar à noite”, comentou.