Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

Ex-vereador fez retratação pública em Monte Belo

Publicado em 02/08/2016
Por

Entre os principais assuntos debatidos na reunião do Legislativo de Monte Belo no dia 02 de agosto, destaque para o problema da falta de água no Distrito de Juréia. Vereadores ainda reivindicaram a colocação de redutores de velocidade em diversos pontos da cidade.

PEDIDO DE VISTAS - Entrou na pauta de discussão, projeto de Lei autorizando o Executivo a efetuar a abertura de crédito especial ao orçamento do município no valor de R$ 50 mil para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para a Secretaria de Obras. Inicialmente, o requerimento de urgência foi aprovado com 4 votos favoráveis e 3 contrários (dos vereadores Nilsinho, Cida e Claudinho). Porém, durante discussão, o vereador Nilsinho pediu vistas ao projeto, sendo que a medida teve aprovação de todos os vereadores.

O vereador Nilsinho justificou o pedido de vistas afirmando que, nem o projeto, nem a sua justificativa, informou o que seria adquirido com o valor solicitado. A informação é necessária para esclarecimentos à população.

CRÉDITO APROVADO - Foi aprovado por unanimidade, projeto de Lei que autoriza o Executivo a proceder a abertura de crédito especial no orçamento vigente por excesso de arrecadação na fonte, para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes para unidades básicas de saúde, no valor de R$ 50.333,46. Desta vez, Nilsinho comentou que a justificativa informou os equipamentos que serão adquiridos, sendo aparelhos de Eletrocardiógrafo, concoscópio e 06 concentradores de oxigênio.

HONRARIA APROVADA - Foi aprovado por unanimidade, projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador e presidente Ricardo Ribeiro do Prado, dispondo sobre a concessão de Diploma de Honra ao Mérito à Sra. Maria Aparecida Ferreira.

LOMBADAS - Através de indicação ao Executivo, o vereador Aloísio Antônio Bonelli Almeida “Biscoito” sugeriu adoção de providências no sentido de que sejam construídas 02 lombadas (redutores de velocidade) na Rua Armando Teixeira dos Anjos, no bairro Santa Rita, próximo ao Bar do Fernando.

O vereador Nilsinho aproveitou para pedir a colocação de redutores de velocidade nas Ruas Deodoro da Fonseca, 07 de Maio, Clarinda Tardelli Bonelli e 15 de Novembro. O vereador Claudinho acrescentou que são vários pontos da cidade que precisam com urgência de redutores de velocidade. Citou, por exemplo, uma rua próxima ao Velório. O vereador Luiz Carlos sugeriu que o Secretário de Obras elabore um levantamento, juntamente com a Polícia Militar e auto escolas, sobre a necessidade de lombadas em todas as ruas da cidade. O presidente Ricardo Prado comentou que desde 2013 tem sido cobrado quanto à necessidade de lombadas em vários locais. Assim, concordou com os colegas, apoiando os pedidos feitos, chegando a sugeriu uma comissão de trânsito para analisar todas as situações.

RETRATAÇÃO PÚBLICA - Foi feita a leitura de “retratação pública”, considerando com “retratante” Gilmar José Ferreira e “retratados” os vereadores Antônio Marco Tranches, Cláudio Donizete Pereira, Luiz Carlos de Lima e Luciano Henrique Ferreira. Vale informar que o inteiro teor da retratação pública, em razão de ofensas proferidas contra dos citados vereadores, já foi publicada neste jornal na Edição 1300, do dia 18 de junho. O mesmo também deveria ser divulgado na emissora de rádio local e durante reunião do Legislativo. Os vereadores Marquinho Tranches, Claudinho e Luiz Carlos “desabafaram” a respeito do fato.

Marquinho Tranches disse: “Foi um ato muito injusto com as pessoas que ele acusou. Estamos aqui para fazer o bem para a comunidade”. Claudinho declarou: “Enquanto estamos 24 horas à disposição do nosso povo, alguns mal intencionados estudam o que fazer para difamar e tentar prejudicar a gente que trabalha”. Já o vereador Luiz Carlos contemporizou dizendo que foi uma “infelicidade” do retratante. “Ele estava num lugar impróprio, querendo agradar quem não agrada a ele hoje, que nem politicamente é companheiro dele”, disse.

ÁGUA NA JURÉIA - O vereador Nilsinho comentou o sofrimento dos moradores do Distrito de Juréia que ficaram durante três dias sem o fornecimento de água. Para ele, deve haver peça de reposição na bomba, evitando o transtorno. Depois de solucionada questão, surgiu outro problema, com água correndo de forma indiscriminada.

O vereador Marquinho Tranches esclareceu que um técnico constatou que uma peça estava com problema. Providências são necessárias, sob risco de danos na bomba e falta de água. Também afirmou que será preciso colocar um painel trifásico para solucionar o problema e facilitar a manutenção da bomba.

O vereador Luiz Carlos lembrou as dificuldades na gestão 2005/2008 para a colocação de caixa de água na Juréia. Para ele, é preciso ter um equipamento de reserva (e peças) para evitar problemas, pois a população não pode sofrer com a falta de água.

Neste momento, os vereador Nilsinho e Luiz Carlos divergiram sobre emenda e colocação de caixa de água na Juréia. A vereadora Cida também comentou a respeito, esclarecendo que a obra (colocação da caixa de água) foi executada com recursos próprios do município.

O presidente Ricardo Prado contou que recebeu diversos moradores, juntamente com o colega Natalino. Assim, manteve contato com a Secretária de Saúde, que informou a tomada de providências. O setor de obras também afirmou que encaminhou as ações. Mesmo assim, o vereador cobrou maior respeito para com os moradores, com a devida manutenção do painel de energia.

CARRO SEM MOTOR - Nilsinho também comentou a realização de leilão de veículos da prefeitura. Lembrou que comissão de vereadores verificou a situação no pátio, mas administração considerou mais fácil vender do que recuperar os veículos. O leilão mostrou que foi necessário vender até 6 carros para que os recursos arrecadados sejam suficientes para a compra de apenas 1. Por fim, questionou o fato de um veículo Pálio (2010) ter sido leiloado sem motor, pedindo esclarecimentos a respeito.

ESGOTO NO SANTA RITA - Nilsinho ainda lembrou no dia 24 de julho encaminhou ofício ao Secretário pedindo providência a respeito de esgoto no bairro Santa Rita. Assim, foi informado que o serviço de canalização já está sendo executado.

REFORMA DAS PISCINAS - O presidente Ricardo Prado comunicou que recebeu os relatórios do diário de obras da reforma das piscinas da Praça de Esportes. A empreiteira responsável iniciou a obra no dia 10 de dezembro de 2015, com previsão de término em 10 de março. Porém, devido a problemas com chuvas e outras situações, o andamento foi prejudicado. O serviço foi retomado no dia 21 de junho, com revestimento das duas piscinas. O vereador desejou que a obra seja concluída em breve.

TELEFONIA - O presidente Ricardo Prado relatou contato mantido com a Operadora Vivo devido às muitas reclamações recebidas. A população está insatisfeita com a qualidade do sinal, que vem prejudicando até mesmo a Internet. Ele pede que a empresa tome as medidas cabíveis para solucionar o problema.

Fonte: A Folha Regional - Ed. 1307