Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

DESTAQUES NA CÂMARA DE MONTE BELO

Publicado em 14/10/2011
Por

Vereadora renuncia ao mandato

A vereadora Osmarina Maria Aparecida de Moraes Rocha (“Marina do Sindicato” - PSDB) usou a tribuna da Câmara para anunciar a sua renúncia ao mandato e revelando a intenção de uma pré-candidatura ao Executivo nas próximas eleições. Confira a íntegra do seu pronunciamento nesta página.

- Logo após o pronunciamento, o presidente Nilson Donizette da Silva (“Nilsinho” - PMDB) declarou vago do cargo da vereadora e determinando a convocação do suplente. Em seguida, destacou a força de trabalho e humildade da ex-vereadora, sempre defendendo os interesses do povo. Afirmando que os colegas sentirão a sua falta, desejou sucesso à liderança na busca de maiores degraus na vida pública.

- O vereador Cláudio Donizete Pereira (“Claudinho” - PR) elogiou a vereadora Osmarina, que foi excelente companheira, fiel e amiga. Desejou sucesso na nova caminhada.

- O vereador José Aparecido Alves (“Coelho” - PR) parabenizou Osmarina pelos 2 anos e 9 meses de companhia no plenário. Segundo ele, a mesma foi um exemplo de vereadora, com todas as decisões tomadas com competência.

- A vereadora Maria Aparecida Correia de Freitas (“Cida” - PV) agradeceu o companheirismo de Marina durante a convivência até o momento. Também desejou sorte nos próximos passos na vida pública.

 

EXEMPLO DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE POLÍTICA

O deputado estadual Pompílio Canavez (PT) fez uso da tribuna e destacou as qualidades da companheira e ex-vereadora Osmarina. Confessou ter ficado emocionado com o pronunciamento de renúncia e despedida da Câmara. Em seguida, analisou que Osmarina teve uma atitude corajosa, bem pensada e merecedora de todos os elogios. Revelou que contatos foram mantidos com a vereadora no sentido de ingressar nas fileiras do PT, sendo pré-candidata a prefeita no município. Seu posicionamento foi de cumprir a legislação, renunciando ao seu mandato e prestando esclarecimentos à população. A atitude mereceu o reconhecimento de muitas lideranças e deputados em Belo Horizonte. Manifestou seu apoio pessoal à ex-vereadora, parabenizando pela atitude e aos colegas vereadores pela compreensão pelo momento histórico. “Esta atitude da Osmarina é inédita no Brasil e deve ser exemplo de referência de ética e responsabilidade política”, disse.

No seu discurso, vereadora revela projeto pessoal e profissional: de uma lavradora que quer ser prefeita

Boa noite, excelentíssimo senhor Nilson Donizete da Silva, Digníssimo Presidente da Câmara de Vereadores, demais vereadores, senhores e senhoras.

Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que sinto honrada por representar o povo montebelense nesta casa de lei, e demonstrar o carinho especial que tenho com os nobres edis pela ótima convivência que desfrutamos nestes dois anos e nove meses de mandato como vereadora.

Aproveito nesse momento, a oportunidade para externar-lhes os meus agradecimentos as autoridades e toda a comunidade aqui presente.

Faço aqui um breve relata da decisão a qual tomei. Foi difícil, mas me deixei levar pelo desejo de representar a população montebelense num patamar bem maior. “Saio com saudade, não queria que assim fosse, porque a lei não permite continuar como vereadores, meus princípios e a honestidade que trato minhas decisões exige nesse momento a serenidade com meus atos”. Aqui fiz amigos, tentei cumprir o que prometi, desde o primeiro dia de trabalho como vereadora. O que sempre realizei foi pensando no próximo e orgulho-me por ter contribuído com o município. Só pode realizar os sonhos quem acredita neles, por isso tomei minha decisão e levo ao conhecimento de todos.

Decidi deixar de ser vereadora para que eu possa ter o direito de sonhar em poder contribuir de outra forma com meu povo e estou lançando minha pré-candidatura à prefeitura de Monte Belo, com a intenção de lutar permanentemente por ações que contribuam na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem em nossa querida cidade.

Minha decisão teve algumas influências e foram positivas: - primeiro recebi convite do Partido dos Trabalhadores de nossa cidade através do presidente do partido, Roberto Barroso, e demais membros do diretório. O PT local vem se mostrando organizado e mobilizado. Em seguida, e com muita satisfação, recebi convite do deputado estadual Pompilio Canavez, deputados federais: Odair Cunha e Reginaldo Lopes. Deputados estes de grande força política e alinhados com a presidenta Dilma Rousseff já manifestaram total apoio a minha pré-candidatura, onde terei um novo desafio pela frente em minha vida política e que eu possa trabalhar mais intensamente por nossa cidade. Mas, graças a Deus, hoje, mais amadurecida, poderei estar contribuindo com o nosso povo, com mais sabedoria e eficácia nas decisões políticas que buscarei sempre beneficiar a coletividade e o mais humildes, com transparência e serenidade em minhas atitudes.

Minha última reunião de forma participativa ocorreu no dia 20/09/2011, ocasião em que participei da votação junto com demais vereadores de projetos colocados em pauta pelos presidente da Câmara, senhor Nilson Donizete da Silva (Nilsinho vereador), enviado a essa casa de leis pelo prefeito municipal, senhor Humberto Fernandes Maciel. Dentre as propostas da última sessão a que me refiro, houve a questão da contribuição da taxa de iluminação pública. Uma vez que a proposta enviada a esta casa pelo prefeito Professor Humberto, e colocado em pauta pelo excelentíssimo presidente da Câmara – Vereador Nilson Donizete, a maioria votou pelo retorno dessa contribuição. Só espero que seja algo que traga satisfação a nossa população, pois caso contrário, eu serei a primeira a levantar a voz para o NÃO pagamento da contribuição compulsória nas contas de luz, em primeiro lugar o interesse da população, principalmente das famílias de baixa renda. Pois, tenho origens humildes, trabalhei no passado nas lavouras de café de nossa cidade. Com muita força de vontade e muito trabalho, consegui conquistar alguns espaços a nível profissional e concluir o curso superior na área de Direito e Letras. Portanto, conheço a realidade das pessoas mais humildes e trabalhadoras de nossa cidade.

Mas enfim, hoje dia 04 de outubro, despeço-me como vereadora, tenho certeza que estarei junto de um grupo de pessoas trabalhadoras, idealistas, que ingressam na política com uma visão nobre: “Usar a política como um instrumento para promover o bem estar para o nosso semelhante. E como só me resta renúncia do cargo de vereadora, que me daria a oportunidade de oferecer meu nome como pré-candidata a prefeita de nossa cidade, assim o faço, estou renunciando ao cargo de vereadora e com certeza, agradeço de coração a população de Monte Belo que me deu a oportunidade de representá-los na Câmara Municipal até a presente data.

Sempre terei como princípio e como minha referência na vida pública a generosidade para com o trato às pessoas e o povo em geral de Monte Belo. Hoje posso dizer claramente tenho um sentimento de gratidão e afeto a todos e espero propor a esse povo dedicação máxima na prestação do serviço público, mas de uma forma mais eficaz e direta com a participação popular.

Desta forma, cumprimenta a todos os presentes, agradecendo-os mais uma vez, e que conjuntamente com propósitos e objetivos reais, nos unam em busca do bem comum da coletividade, e que alcancemos uma excelência em política pública administrativa para nossa querida Monte Belo.

Não poderia deixar de agradecer aos vereadores pela importante convivência e digo a todos: “Abro mão do meu mandato de vereadora, faltando um pouco mais de um ano para seu término, mas digo-lhes ainda: gosto da política e estarei ativa, como já disse: como pré-candidata a prefeita e de coração aberto para conversar e conviver da melhor forma com todos, pois: - a boa política é feita de diálogos, boas intenções, e sobretudo, de atitudes que visam à qualidade de vida das pessoas, pois esse é o papel essencial do representante do povo o qual deve estar sempre atento e presente às demandas sociais, e seria o auge da minha vida pessoal e profissional: de uma lavradora, com muito orgulho, à prefeita de minha querida cidade.

Meu muito obrigada! Abraços a todos e fiquem com Deus.

Fonte: A Folha Regional.