Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

Clima quente na Câmara de Monte Belo perto das eleições

Publicado em 26/04/2016
Por

Na edição anterior, a reportagem destacou a questão ambiental e indicações apresentadas na reunião do Legislativo de Monte Belo no dia 19 de abril. Nesta semana, confira uma síntese dos variados temas debatidos pelos vereadores.

RECICLAGEM DE LIXO - O vereador Natalino Batista Rosa comentou resposta enviada pelo Executivo à sua indicação a respeito da sugestão da implantação da reciclagem de lixo no município. Em sua resposta, o prefeito citou o exemplo positivo de Nova Resende através do projeto Cidadão Consciente que promove a troca de materiais recicláveis por alimentos. Natalino renovou seu desejo de que a reciclagem também ocorra em Monte Belo, gerando benefícios para o meio ambiente e renda para o município. Acredita que haverá substancial melhoria na limpeza da cidade. Citou problema no Distrito de Jureia, principalmente com a grande quantidade de garrafas descartáveis. Portanto, a reciclagem do lixo e destinação correta através da prefeitura, poderá gerar bons resultados para o município.

PERTO DAS ELEIÇÕES - O vereador Nilson Donizette da Silva relatou a falta de manutenção na estrada rural do bairro Prata, prejudicando especialmente a moradora Zica. Assim, reivindicou melhorias no trecho entre os bairros Prata e Tamanduá. Em seguida, manifestou agradecimento a um morador da cidade de Guaxupé (Juninho do Mercado) pela demonstração de amor ao próximo. Contou que o mesmo conseguiu arrecadar o valor de R$ 2 mil, repassando à família do pequeno Arthur (menino que nasceu sem os olhos em Monte Belo). Nilsinho valorizou a ação, confessando sua emoção. No final, o vereador revelou “satisfação” com serviços executados na cidade, como limpeza de ruas e pintura de redutores de velocidade. “Queria que todo ano tivesse eleição para que a nossa cidade continuasse limpa e sem buracos”, disse. Reclamou que foram mais de três sem nenhuma ação, a exemplo do primeiro mandato. Segundo ele, o Distrito de Santa Cruz da Aparecida está abandonado há algum tempo. Desejou que as melhorias continuem, mas lamentou que somente ocorram em período próximo às eleições.

TERRENOS SUJOS - O vereador Cláudio Donizete Pereira relatou contato com o assessor do deputado Rodrigo Pacheco. Na ocasião, informou a necessidade do município com relação a uma aparelho de mamografia. Assim, o assessor firmou o compromisso de liberação do aparelho para atendimento da população do município. Claudinho também comentou as muitas cobranças com relação aos terrenos sujos na cidade, sendo que projeto foi aprovado estabelecendo a aplicação de multas. Porém, nenhuma providência foi tomada até o momento. No Jardim Hortência, segundo o vereador, são vários terrenos sujos. Assim, pediu a tomada de providências por parte do encarregado da Vigilância Sanitária, sugerindo até mesmo a aplicação das multas em cumprimento à lei. Também criticou a atitude de moradores que acabam “colocando fogo” para limpar os terrenos. O vereador ainda comentou o início do trabalho de recuperação e manutenção das estradas rurais do município, serviço necessário diante da proximidade do período de colheita do café.

AÇÃO ELEITORAL - A vereadora Maria Aparecida Correa de Freitas revelou que um funcionário da prefeitura teria publicado em rede social “que as estradas rurais estão todas praticamente prontas”. Porém, segundo ela, o trabalho está apenas no início. Cida concordou com o colega Nilsinho no sentido de que as eleições poderiam acontecer em todos os anos, pois assim o Executivo atenderia as necessidades da população. Criticou a falta de ação nos anos anteriores, somente executando agora com a proximidade do período eleitoral. “Para começar a mostrar o oba-oba para a população e fazer campanha”, disse. No Distrito de Santa Cruz, alertou os moradores da ausência de projeto em obra iniciada, sendo apenas de cunho político e nada foi feito para a população.

UNIÃO DE TODOS - O vereador Antônio Marco Tranches argumentou que o mandato termina somente no final do ano. Assim, considera “antes tarde do que nunca”, defendendo que as ações devem acontecer em prol da comunidade. Revelou que, juntamente com seu grupo político, conquistou os equipamentos para a unidade de saúde (PSF) no bairro Santa Rita através do deputado federal Carlos Melles. Em seguida, relatou que também tem cobrado os serviços de recuperação nas estradas rurais, cascalhamento das ruas do Distrito de Santa Cruz e Posses da Serra, bairro dos Correias, sendo que são 420 quilômetros de estradas rurais que precisam de melhorias. Marquinho lembrou as dificuldades da administração no ano passado, sendo que os vereadores colaboraram com destinação de R$ 20 mil para o hospital e outras ações importantes. Portanto, os vereadores estão trabalhando e os moradores merecem. No final, Marquinho sugeriu a colocação de placa indicativa no Distrito da Posses da Serra, atendendo pedido de morador. Nilsinho solicitou um aparte e ironizou: “Não tem como a prefeitura estar endividada, pois não fez obra e não fez nada. Seria muita incompetência estar endividado, pois a própria população pagou para executar o serviço”.

RECONHECIMENTO - O presidente Ricardo Ribeiro do Prado encaminho projeto de Decreto Legislativo de sua autoria dispondo sobre a concessão de Título de Cidadã Montebelense à Sra. Maria Cristina Weyland Veira. Ele valorizou o trabalho da família que chegou ao município na década de 1930 e construiu a Usina Monte Alegre, gerando empregos e desenvolvimento em Monte Belo. Portanto, considerou justa a homenagem pretendida e que será concedida no final deste ano.

Ricardo também comentou resposta do Executivo a indicação de sua autoria pedindo explicações sobre a queda de muro localizado próximo à Rodoviária. O vereador relatou que não foi feito levantamento do setor de engenharia e o muro desabou devido ao acúmulo de água da chuva. Insatisfeito, solicitou o envio de toda documentação para conhecimento de todo procedimento de construção da nova rodoviária.

Na sequência, Ricardo parabenizou toda comissão organizadora do Desfile de Carreiros que aconteceu em prol do hospital do município. Agradeceu a presença do deputado estadual Emidinho Madeira, inclusive com a participação de carros-de-boi representando a cidade de Nova Resende.

Fonte: A Folha Regional