Câmara A+  
A-  
A 
Buscar no site:

Câmara de Monte Belo promoveu audiência com a Cemig


Em 12/06/2012 - Câmara de Monte Belo promoveu audiência com a Cemig

No dia 04/06, a Câmara de Monte Belo promoveu importante reunião com representantes da Cemig. O encontro teve por objetivo discutir as constantes faltas de energia no município, na busca de soluções e resultados positivos. Participaram os vereadores Nilson Donizette da Silva (presidente), Camilo de Lélis Vieira, Cláudio Donizete Pereira, Sebastião Benedito Ferreira e Maria Aparecida Correia de Freitas, além do assessor jurídico da Câmara, Valdevino de Souza, Marcos Ednei Cardoso e Lucinara Maria Rodrigues de Oliveira (comerciantes locais) e Osmarina Maria Aparecida de Moraes Rocha (ex-vereadora). Representando a Cemig, compareceram Valter Hugo Faria (engenheiro elétrico), Tadeu Antônio Rosental de Carvalho e Ademar Nery Maciel (ambos agentes comerciais).

Os representantes da Cemig explicaram que recentemente foi realizada manutenção na rede elétrica, com substituição de equipamentos para que as quedas de energia sejam sanadas. Foi dito ainda que realmente as quedas de energia que vem ocorrendo em Monte Belo apresentavam-se acima da normalidade e que com as manutenções realizadas a qualidade da energia será melhor.


CEMIG GARANTE VOLTA À NORMALIDADE

Falando à nossa reportagem, o engenheiro de comercialização Valter Hugo Faria, esclareceu que a equipe técnica da Cemig vem acompanhando o número de interrupções no município através de inspeções. Foi utilizado, inclusive, um helicóptero oriundo de Belo Horizonte. Assim, a equipe detectou uma série de ações para melhorar o atendimento à população.

O profissional revelou que ocorreu um problema diferenciado no município, sendo que a Cemig tomou uma série de providências visando eliminar a possibilidade de defeitos que causam as interrupções. De acordo com as inspeções, foram feitas trocas de cabos em alguns circuitos, bem como a troca de equipamentos (religadores e reguladores de tensão). Também foi feita a instalação de novos equipamentos, visando que os problemas da zona rural não causassem interrupções dentro da cidade. “Identificamos os problemas e já tomamos providências. A nossa perspectiva é positiva no sentido de que o fornecimento volte à normalidade”, disse.

Valter Hugo ainda informou que a Cemig faz o levantamento das cargas para identificar o aumento na demanda. O planejamento ocorre visando os próximos cinco anos. Neste contexto, está sendo implantada uma subestação em Nova Resende, onde fica o centro da carga. Esta subestação vai atender, não só Nova Resende, mas também todas as cidades vizinhas. O projeto está na fase de execução, com conclusão prevista para o final deste ano. Assim, gerando maior tranquilidade para Monte Belo e região.

Além disso, o engenheiro relatou que a Cemig conta com uma nova linha a partir de Muzambinho, gerando uma dupla alimentação para Monte Belo. Esta ação também gera maior flexibilidade em termos de manobra e aumenta a vida útil da linha. “É mais um benefício para a cidade de Monte Belo”, disse.

Sobre a situação de comerciantes prejudicados, o profissional orientou que em caso de danos em equipamentos que tenha relação com a falta de energia, o mesmo deve acionar o telefone 116. Isto porque a Cemig tem uma equipe especialista para analisar o vínculo entre a falta de energia e os danos de equipamentos. Havendo esta co-relação é feito o ressarcimento de acordo com a legislação vigente.

Valter Hugo finalizou afirmando que a perspectiva é a melhor possível para Monte Belo, diante das providências tomadas. Porém, por se tratar de equipamento elétrico, a falta de energia pode ocorrer. Mesmo assim, lembrou que a Cemig utiliza a melhor tecnologia possível. A empresa visa um patamar de normalidade, evitando as interrupções. Se ocorrem, que sejam no menor nível possível e com restabelecimento o mais rápido possível. A Cemig faz o acompanhamento necessário, sendo que todas as obras são executadas dentro de um cronograma e visando a necessidade dos consumidores.


CÂMARA SEMPRE EMPENHADA

O presidente da Câmara de Monte Belo, Nilson Donizette da Silva, considerou o encontro satisfatório. Reconheceu o direito de cobrança por parte da população, bem como dos vereadores como representantes da comunidade. Para ele, foi positiva a resposta dos representantes da Cemig, informando as mudanças necessárias e garantindo a melhoria no fornecimento de energia. O vereador ressaltou que a Câmara está preocupada e empenhada em atender os anseios da população.

Durante o encontro, o presidente entregou um abaixo-assinado da população aos representantes da Cemig. Explicou que o consumidor, justamente quem paga o fornecimento, espera um retorno por parte da Cemig.

O vereador Camilo de Lélis lembrou um fato interessante. Ou seja, a Cemig compra energia da Usina Monte Alegre, que fica dentro do município de Monte Belo. O volume mensal de 9 mil kwts mensais é suficiente para abastecer três cidades. Porém, segundo o vereador, a própria cidade de Monte Belo sofre com problemas semanais de falta de energia.

NOTA DA REDAÇÃO: Na próxima edição, outras informações da reunião ordinária dos vereadores falando sobre a CEMIG e ainda a preocupação com o possível fechamento de empresa do município.