Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

Vereadores querem melhores estradas em Monte Belo

Publicado em 05/10/2015
Por

AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO - O presidente Ricardo Prado (PR) apresentou três indicações ao Executivo. Na primeira, sugerindo providências de vistoria nas árvores localizadas nas praças da Av. Francisco Wenceslau dos Anjos. Ele considerou a fragilidade das árvores que poderão cair em razão dos ventos fortes, colocando em risco a segurança dos pedestres e das pessoas dentro dos veículos que trafegam no local. Após a vistoria, constatada a necessidade de remoção, que seja feita a substituição das árvores que forem cortadas, com o objetivo de promover a revitalização da avenida. Ricardo também surgiu providências de elaboração de projeto visando a aquisição de um novo terreno ou a ampliação da área do cemitério municipal. Argumentou que o cemitério está praticamente lotado, restando apenas uma pequena faixa de terra para a construção de novos túmulos. Com isso, causando preocupação aos familiares que, além de sofrerem o natural desgaste emocional com a perda do ente querido, precisam estar preparados para enfrentar uma verdadeira busca por lugar disponível no cemitério municipal. Portanto, a aquisição de um novo terreno ou a ampliação da área poderá regularizar tal situação. Por fim, o vereador reiterou indicação anterior solicitando providências de remoção de árvore morta dentro do jardim da Escola Municipal Coronel João Evangelista dos Anjos, pois a mesma poderá cair e provocar acidentes.

Ricardo Prado também comentou respostas às suas indicações ao Executivo. Os temas tratados foram: o departamento de engenharia já encaminhou ao departamento jurídico memorando interno relatando as reivindicações da população sugerindo alteração da Lei Complementar 07/95; já se encontra em processo licitatório a aquisição das tintas para pintura das faixas e sinalização horizontal das vias urbanas; o secretário de obras já fez o levantamento de material necessário para reforma de ponte (bairro Tormenta). No final, o presidente convidou a todos para os seguintes eventos: projeto “Cultivando Água Boa” da Copasa no dia 01/10 na Câmara Municipal; Festa de São Vicente de Paulo no Lar dos Idosos; 4º Motocross em prol do hospital e APAE.

ÁRVORES E POSTE - O vereador Natalino Batista Rosa (PT) relatou a queda de muitos galhos das árvores no campo de futebol do Distrito de Juréia, inclusive danificando a arquibancada da quadra. Além disso, outras árvores oferecem situação de risco de queda sobre o vestiários da quadra e residências próximas. Diante disso, solicitou providências por parte do Executivo, até porque há quinze dias o prefeito prometeu agir a respeito e nada foi feito até o momento.

Em seguida, Natalino comentou resposta à sua indicação sobre poste de luz no final da rua da Praça da Matriz, onde residem Dona Diná e Toninho da Funerária. Conforme o Secretário de Obras e engenheiro responsável, a distância entre dois postes é de 42 metros, impossibilitando a colocação de outro poste no local solicitado. Bastante irritado, o vereador argumentou que os moradores enfrentam a escuridão na rua, mesmo pagando a taxa de iluminação pública há vários anos. Assim, ameaçou buscar a justiça para que a taxa deixe de ser cobrada, pois os moradores não contam com o benefício da iluminação pública.

IMPASSE COM TERRENOS - O vereador Luiz Carlos do Doti (DEM) novamente comentou impasse vivido devido à exigência de afastamento de 3 metros dos lotes da cidade. Lembrou que, em data anterior, foi aprovado projeto favorecendo pessoas que queriam construir suas casas e enfrentavam problemas com o desmembramento. Agora, a dificuldade ocorre com a medida de asfaltamento, prejudicando muitas pessoas. O vereador defende a regularização desta questão através de encaminhamento de projeto pelo Executivo e aprovação pela Câmara. Para ele, a lei deve orientar os loteadores e favorecer os moradores. Até porque a medida poderá gerar inúmeros benefícios, como emprego e renda através da construção civil. Por fim, defendeu o bom senso, manifestando sua confiança de que providências serão tomadas pelo Executivo. Avisou que, se até a próxima reunião da Câmara o projeto não for enviado pelo Executivo, estará então apresentando emenda para favorecer a população.

CELULAR E ESTRADAS - A vereadora Cida (PSD) reivindicou a instalação de uma torre de celular, da operadora Vivo, no bairro Posses da Serra. Salientou que o bairro é bastante populoso e com grande extensão. Assim, solicitou o envio de ofício ao responsável pela operadora Vivo.

Em seguida, Cida também pediu o envio de ofício ao Executivo solicitando a conservação das estradas rurais. Criticou o fato de que, mesmo com poucos dias de chuva, a situação é bastante precária, prejudicando o trânsito de veículos pelos moradores e o transporte de alunos. A vereadora lembrou que o município fez um empréstimo “milionário” para a aquisição de máquinas, que agora estão paradas devido a um débito com o combustível.

JOGOS DA AMOG - O vereador Nilsinho também reclamou da situação precária das estradas rurais, solicitando melhorias em pontos críticos. Citou trecho da estrada para o Distrito de Santa da Cruz da Aparecida (perto de ponte), sendo que o transporte de alunos está passando por dificuldades. Transmitiu pedido do morador Chiquito Ferreira, que enfrenta problemas para chegar à sua propriedade.

Nilsinho reivindicou a instalação de uma Academia ao Ar Livre na Praça Chiquito Ferreira de Assis, na Rua Minas Gerais. Com isso, atendendo os moradores do bairro Vila Rica e outros próximos.

No final, o vereador lamentou a classificação de Monte Belo nos Jogos da AMOG, que ficou à frente apenas de Bom Jesus da Penha. Mesmo assim, parabenizou os jovens montebelense pela coragem de representar o município sem o apoio necessário. Segundo ele, a juventude local não tem opção de lazer e prática esportiva, lembrando situação enfrentada na Praça de Esportes local.

ACADEMIAS AO AR LIVRE - Através de indicação, o vereador Claudinho (PR) sugeriu a implantação de um Centro de Especialização de Saúde no município. Argumentou que a população necessita de médicos especialistas em cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neurologia, entre outros, precisando se deslocar até as cidades vizinhas para atendimento.

Claudinho também defendeu a colocação de cascalho, o mais rápido possível, em vários pontos do município. Citou, por exemplo, o morro dos Esteves, Boa Vista, Pantano e outros. Para ele, basta um pouco de empenho para solucionar o problema de todos.

Sobre as Academias ao Ar Livre, o líder do prefeito recebeu resposta à sua indicação feita em reunião anterior, informando que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, está fazendo o levantamento dos locais que atendem as exigências do projeto e necessidades da população. Com isso, está atendendo, pelo menos em parte, a indicação do vereador. Claudinho manifestou sua confiança na execução do projeto.

TAPA-BURACOS - O vereador Marquinho Tranches (DEM) comentou resposta do Executivo à sua indicação sobre a necessidade de operação tapa-buracos na cidade. Segundo o prefeito, o setor de compras e licitação da prefeitura estará lançando o edital na próxima semana. Assim, o vereador aguarda que o serviço seja executado o mais breve possível, devido aos muitos buracos existentes na cidade.

Marquinho Tranches também reivindicou a troca de dois braços de luz em frente ao Clube Cascata. O prefeito garante que a providência será tomada o mais breve possível. O vereador esclareceu sobre indicação que apresentou anterior. O pedido ocorre no sentido de que o prefeito mantenha contato com os loteadores da cidade no sentido de colocar uma tubulação maior, evitando cortes nas ruas da cidade e transtornos aos moradores.

Como usuário e defensor das estradas rurais, Marquinho Tranches sugeriu criatividade na colocação de cascalho devido às dificuldades financeiras. Ou seja, a distribuição do cascalho deve ocorrer através do caminhão caçamba, amenizando os enormes problemas no período de chuvas. Pediu melhorias na estrada do bairro Correias. No final, o colega Aloísio Biscoito (PR) informou que a estrada do Pantano seria recuperada nesta semana.

Fonte: A Folha Regional