Câmara Municipal de Monte Belo - MG
O telefone 3573 - 1377 está indisponível. contato através do 3573 - 1012

Casas Populares - Vereadores de Monte Belo colocam emenda na LDO

Publicado em 14/06/2016
Por

Problemas no Distrito de Juréia e situação de dificuldade nas estradas rurais. Estes foram os principais temas debatidos pelos vereadores de Monte Belo durante a reunião ordinária do Legislativo no dia 07 de junho. Destaque ainda para emenda na LDO incluindo aquisição de área para a construção de casas populares.

LDO COM EMENDA - Foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017. Todos os vereadores assinaram emenda aditiva que visa a aquisição de um veículo ônibus para o setor de saúde do município, bem como a aquisição de área para a construção de casas populares. Os vereadores comentaram a respeito, criticando as condições atuais do transporte de pacientes para atendimento em Alfenas e a falta de ação do Executivo para atender a comunidade com loteamento popular.

UTILIDADE PÚBLICA - Foi aprovado por unanimidade, em turno único, projeto de Lei do Legislativo, de iniciativa dos vereadores Aloísio Antônio Boneli Almeida “Biscoito” e Luiz Carlos de Lima declarando de utilidade pública a Pastoral da Saúde São Camilo de Lellis. Luiz Carlos destacou a importância do trabalho da referida pastoral, acrescentando que o próximo passo será buscar a condição de utilidade pública através do estado e União. Com isso, a pastoral poderá ser atendida com recursos governamentais.

HOMENAGENS - Foram aprovados por unanimidade, em turno único, projetos de Decreto Legislativo, de autoria do presidente Ricardo Ribeiro do Prado, concedendo honrarias. Ao Sr. Francesco Cobúccio será homenageado com o título de Cidadão Montebelense. Já o Sr. Giliard Antônio de Oliveira receberá o Diploma de Honra ao Mérito.

CAMPEÃO - O presidente Ricardo Prado comentou o sucesso alcançado pelo peão de rodeio Giliard Antônio de Oliveira. Relatou que o montebelense venceu o Monster Energy PBR, maior campeonato de montaria em touros do país. O peão chegou ao topo da disputa pelo título nacional da modalidade depois de garantir a fivela de campeão da etapa de Divinópolis/MG, realizada de 2 a 5 de junho. Esta foi a primeira fivela de campeão que o atleta conquistou desde que chegou à elite deste esporte, em 2015. Natural do Distrito de Juréia, Giliard já conquistou 28 campeonatos de rodeio, sendo tetracampeão em Pedralva, 3º lugar em Barretos pela PBR, somando mais de R$ 200 mil em prêmios, elevando o nome de Monte Belo em todo país. Outros vereadores parabenizam o jovem montebelense, sendo que Luiz Carlos revelou que o peão estará participando de campeonato nos Estados Unidos.

MINEIRO DE MONTE BELO” - O presidente Ricardo Ribeiro do Prado apresentou indicação ao Executivo sugerindo obras de reforma da Praça da Piscina, na Av. Francisco Wenceslau dos Anjos, com a construção de uma fonte luminosa e de uma estátua “Mineiro de Monte Belo”. Argumentou que, atualmente, em frente à Igreja Matriz e praças do mapa de hasteamento e coreto, é ponto de eventos e encontros das famílias do município. No local, existe uma piscina que há muito tempo está desativada. Para o vereador, a revitalização da praça e construção de uma fonte luminosa com a estátua, atrairá turistas, além de servir como atrativo para a população local. O tema “Mineiro de Monte Belo” foi escolhido considerando uma música composta há anos para a cidade. Sua letra foi criada e gravada em 1959 por Serrinha e Zé do Rancho. Depois, em 1998, por Zilo e Zalo e por último em 2002 por Tião Carreiro e Pardinho.

ÔNIBUS ESCOLAR - O vereador Aloísio Antônio Boneli Almeida “Biscoito” comunicou que a deputada federal Dâmina Pereira indicou o município para ser contemplado com a destinação de um veículo para o transporte escolar através de emenda de bancada do estado de Minas Gerais no orçamento geral da União. O objeto prevê um ônibus escolar de 39 lugares, no valor de R$ 168 mil. Biscoito destacou a importância da conquista e empenho da deputada que merece reconhecimento, pois teve apenas pouco mais de 200 votos em Monte Belo no último pleito eleitoral.

PROBLEMAS NA JURÉIA - O vereador Natalino Batista Rosa voltou a pedir providências de retirada de rampa ao lado do campo de futebol no Distrito de Juréia que vem gerando transtorno aos moradores da localidade. Principalmente, com as intensas chuvas dos últimos dias. Em seguida, reclamou da constante falta de água na Juréia, considerando ser uma “novena que não acaba nunca”. Segundo tomou conhecimento, o problema foi gerado por peça danificada em bomba de água, sem que providências sejam tomadas. O vereador ainda citou risco gerado por árvores ao lado do campo, que podem cair e causar graves acidentes. Por fim, voltou a cobrar providências de colocação de postes de iluminação pública (visto que a taxa continua sendo cobrada) e manutenção no velório da Juréia que foi construído pela comunidade local.

ESTRADAS RURAIS - O vereador Nilson Donizette da Silva elogiou a realização do rodeio que aconteceu no município. Ao mesmo tempo, manifestou o desejo de que a prefeitura tivesse a mesma “agilidade” demonstrada no preparo da área que aconteceu o rodeio para atuar na conservação das estradas rurais. Máquinas e caminhões trabalharam durante toda a semana pelo rodeio, enquanto a dificuldade é grande aos moradores da zona rural. O vereador pediu o envio de ofício ao Secretário de Obras sugerindo sinalização de trânsito em rua (proibido estacionar) da Juréia aos domingos, das 15 às 23 horas. Com isso, facilitando o trânsito no local devido à grande movimentação de pessoas. A respeito da falta de água de Juréia, considerou um descaso para com a população, cobrando providências urgentes. Da mesma forma, afirmou que é obrigação da prefeitura fazer a manutenção do Velório da Juréia. No final, pediu o envio de ofício solicitando ao órgão responsável o trabalho de desentupimento de bueiros às margens da rodovia entre Monte Belo e Juréia.

DEPUTADO ANDRÉ QUINTÃO - O vereador Cláudio Donizete Pereira manifestou agradecimento ao deputado estadual André Quintão que em 2013 destinou emenda parlamentar beneficiando a Escola Estadual Presidente Tancredo de Almeida Neves, através do seu representante no município, Zequinha da Pinga. O recurso liberado na época possibilitou a aquisição de uma geladeira, máquina copiadora, duas caixas de som, dois arquivos de aço, dois armários de aço e um computador. Já com emenda parlamentar de 2014 foram adquiridos diversos equipamentos e mobiliário. Para a Escola Estadual Frei Levino, também através do mesmo deputado, foram adquiridos diversos equipamentos. Mesmo salientando que trabalha junto ao deputado Cássio Soares, o vereador Claudinho divulgou e agradeceu a ação de André Quintão, declarando seu respeito e reconhecimento. Valorizou também a competência das diretoras das escolas citadas na elaboração dos projetos.

Cláudio também reclamou das condições das estradas rurais, cobrando providências urgentes à respeito. Citou problema com ponte no bairro Mutuquinha (obra iniciada e parada), ponte no bairro Tamanduá (é preciso levantar o aterro com cascalho), estrada do Porão (acesso aos bairros Minduri e Mutuquinha) e manilhas no bairro da Grama.

MUITOS PROBLEMAS - O vereador Luiz Carlos de Lima comentou os problemas no Distrito de Juréia, concordando com os colegas Natalino e Nilson. Para ele, a prefeitura deveria destinar um funcionários para fazer a manutenção do velório e cemitério, bem como providências para garantir o abastecimento de água aos moradores da Juréia. Também defendeu sinalização de bueiros às margens na rodovia entre Monte Belo e Juréia. Em seguida, informou que está dando andamento no projeto de asfaltamento de diversas ruas da cidade. Cobrou providências por parte da AMOG e empresa contratada quanto às lâmpadas queimadas pelas ruas de Monte Belo. Pediu urgência por parte da Cemig no sentido de agilizar a colocação de postes de iluminação em diversos pontos da cidade e distrito de Juréia. Luiz Carlos concordou com os colegas quanto à necessidade de agilidade, empenho e trabalho em prol da conservação das estradas rurais, principalmente devido ao período da colheita do café. Sugeriu um cronograma de trabalho para que os bairros sejam atendimentos de forma adequada. O vereador terminou parabenizando, reconhecendo e valorizando o empenho e dedicação dos servidores públicos municipais.

CABO VERDE - O vereador Antônio Marco Tranches iniciou seu pronunciamento declarando que os servidores são o maior patrimônio das áreas de saúde e educação, pois fazem o atendimento aos pacientes. Por isso, devem ser tratados com respeito. Na sequência, anunciou o Encontro Folclórico de Monte Belo neste domingo, 12/06, convidando a todos. Valorizou o trabalho do Grupo Nossa Senhora de Fátima, através de Antônio Amaro e Amarildo Martins. Sobre a situação das estradas rurais, o vereador reclamou que um Secretário de Cabo Verde “destruiu” a estrada do município de Monte Belo. Isto porque, mesmo com toda previsão de chuva, colocou máquina em estrada que estava cascalhada no bairro Esteves, deixando em torno de 1000 pessoas ilhadas. “Vou deixar a minha insatisfação com a prefeitura de Cabo Verde pelo papelão que ele (secretário) fez com as pessoas que dependem daquela estrada”, disse.

DEPUTADA GEISA TEIXEIRA - O presidente Ricardo Ribeiro do Prado cumprimentou as enfermeiras do posto de saúde que estavam acompanhando a reunião da Câmara. Garantiu que, juntamente com os demais vereadores, estará analisando o ofício encaminhado pelas profissionais. Em seguida, relatou que esteve em Carmo do Rio Claro, juntamente com o colega Luciano, participando de audiência pública sobre Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais). Informou que o deputado Emidinho Madeira está doando botijões de sêmen para produtores rurais, beneficiando também o município de Monte Belo. Ricardo comentou o sucesso do Rodeio realizado no município, superando as expectativas. A APAE foi beneficiada com uma arrecadação em torno de R$ 24 mil, sendo bastante importante para a manutenção da entidade, além de um veículo destinado pelo deputado Emidinho, atendendo indicação dos vereadores Ricardo e Luciano. O presidente ainda informou que a deputada estadual Geisa Teixeira atendeu pedido de sua autoria, juntamente com Osmarina do Sindicato, destinando R$ 70 mil para a Santa Casa para a aquisição de equipamentos hospitalares. Também pediu recursos de R$ 50 mil para a escola Frei Levino para reformas e obras, além de mais R$ 30 mil para o 5º Sertanejão da APAE. O vereador também voltou a pedir o diário de obras da documentação referente à reforma da Praça de Esportes, visto que o dinheiro está em conta. Assim, indagando sobre a responsabilidade pela obra, prefeitura ou empresa.

Fonte: A Folha Regional